Araranguá


Araranguá: Uma História

Araranguá tem oficialmente 131 anos! Correto? Sim, mas estamos falando da chegada e ocupação de nossas terras por europeus e seus descendentes. E quem eram os originais araranguaense? Os índios, sambaquieiros, caçadores – coletores, xoklengs e guarani. Que há mais de 6000 anos a.c, já ocupavam este território que viria ser o nosso Araranguá.

Primeiramente foram os sambaquieiros a morar e ocupar nossos balneários tanto em Ilhas como no Morro dos Conventos, eles moravam próximo ao mar, rios ou lagoas, assim garantindo o mar para a pesca e a água doce para beber, produziam agulhas e anzóis para a arte da pesca, tudo feito de restos de ossos de animais. Também produziam machados e pesos de rede com pedras polindo umas nas outras.

Já mais ao interior e divida atuais com outros municípios a cerca de 2000 anos a.c. viviam os caçadores – coletores, como o nome já diz viviam em pequenos grupos caçando animais e coletando frutas sendo famosos por suas pontas de flechas feitas de pedra lascada.

Mas recentemente habitavam Araranguá os xoklengs e os guaranis, índios agricultores, o primeiro grupo habitava geralmente a região da serra e descia no verão até o litoral em busca da pesca e terras boas para a agricultura do milho entre outras culturas. E no inverno aproveitavam à safra de pinhão do planalto. Por sua vez os Guaranis eram os grandes artesãos da cerâmica e agricultores da mandioca, habitavam grandes aldeias margeadas por lagoas ou rios por todo o Araranguá.

Araranguá surge na história oficialmente a partir de 1728 na rota dos tropeiros, com a abertura do chamado Caminho dos Conventos. Então, o local chamado Capão da Espera, hoje distrito de Hercílio Luz, aparece como o lugar de pouso dos tropeiros e por ali foram surgindo as primeiras casas e comércios, afastando ou dizimando as populações indígenas da região.

O expansionismo fez-se de maneira que as pessoas foram ocupando as terras ao sul de Laguna. Processo intensificado pela imigração açoriana e italiana mais acentuada em nossa região, e alemã na menor parte.

Os açorianos chegaram em nossa região acostumados com o cultivo do trigo, mas nosso clima desfavorável inviabilizou esse plantio, sendo assim os açorianos adaptaram o cultivo da mandioca indígena e criaram engenhos de farinha de mandioca. Os Italianos e alemães além das atividades agrícolas partiram também para as atividades comerciais, movimentando a inicial economia da época.

Posteriormente o lado sul do rio Araranguá foi ocupado por grandes roças de mandioca e cana – de – açúcar, povoando a região central que hoje é o município de Araranguá.

Com o passar dos anos a ocupação foi aumentando e a importância das terras também, até que em 1880 Araranguá se emancipa de Laguna tornando-se município com a criação da Lei provincial 901 que cria o então município de Araranguá.

Daniel Vieira