Museu Histórico de Araranguá

Museu Histórico de Araranguá


O Museu Histórico de Araranguá foi inaugurado em 26 de agosto de 2009, hoje consolidado como um dos espaço dedicados à preservação e exaltação da história dentro do Centro Cultural.
Compreendendo em um espaço que busca divulgar a história de Araranguá, o museu possui um acervo composto por peças e artefatos que contam a trajetória do município, permitindo ao mesmo perpassar exposições temáticas buscando os mais variados olhares perante a história.
Em dois anos de atuação o Museu Histórico de Araranguá, inaugurou homenageando o distrito de Hercílio Luz, com a exposição "A cultura e os encantos do distrito de Hercílio Luz", mas o porquê dessa escolha? Foi na antiga "Cangicas" em meio ao caminho dos tropeiros, que surgiram as primeiras casas, no que viria a se tornar Araranguá.
Na segunda mostra "A freguesia: história em imagens e sons", o museu recordou mais um importante episódio de nossa cidade, a criação da Freguesia de Nossa Senhora Mãe dos Homens do Araranguá, nosso primeiro passo a emancipação frente à Laguna e a importância religiosa daquele momento e sua influência no cotidiano atual.
Atualmente, o museu apresenta a exposição "Memória Visual e Musical, registro de um tempo". Um projeto ousado, que perpassa três eixos da história araranguaense, a fotografia, a música e o cinema.
Na fotografia, fotos e objetos homenageiam os fotógrafos que registraram Araranguá até a década de 1980 e saúdamm nossas lembranças.
Na música, os bailes, as melodias, os artistas, se fazem presentes através dos instrumentos musicais e imagens de quem animou e cantou Araranguá até a década de 1980.
O cinema marca sua presença, nas memórias do Cine Glória, primeiro cinema (mudo) em Araranguá, e o Cinema Morro dos Conventos. Uma réplica do antigo Cine Roxy, com móveis e objetos originais e uma mini-sala de cinema em pleno museu, marcam a exposição.

O objetivo do museu é incentivar o cultivo à memória, proporcionando à comunidade a construção de sua identidade, através dos diversos caminhos da história.