segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia Internacional de Cinema de Animação

Araranguá comemorou 8º Dia Internacional da Animação
Uma promoção do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã da Casa da Fraternidade com apoio do Departamento de Cultura de Araranguá e Cine Caverá.
 Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais.
Maior evento simultâneo do gênero do mundo, o Dia Internacional da Animação é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e produtores de mais de 400 cidades do pais. Tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.A mostra  foi criada em 2002 pela Associação  Internacional do Filme de Animação  (ASIFA) para  comemorar o Dia  Internacional da Animação.   Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892,  realizou a primeira projeção do  seu  teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. 
A  organização  nacional  do  evento  contará  em  2011  com  a  parceria  da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL - Centro de Produção de Legendas  Soluções  em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.
O Dia Internacional da Animação  tem o  financiamento da Secretaria do Audiovisual  do Ministério  da Cultura  por meio  do  Fundo Nacional  de Cultura  e conta  com  a  parceria  da  ASIFA,  para  que  a  mostra  brasileira  também  esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.
Cátia Hahn
Produtora local cidade de Araranguá
Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã – Casa da Fraternidade
Oficina de Animação

Sessão de Cinema

Cine Caverá abre as portas para cinema sessões de cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário