sexta-feira, 2 de março de 2012

CAMPANHA DE ARREDAÇÃO DE FOTOS DO ARQUIVO HISTÓRICO DE ARARANGUÁ RECEBE SUA PRIMEIRA DOAÇÃO

O Departamento Municipal de Cultura lançou início desta semana uma campanha de arrecadação de fotos antigas para o acervo histórico do município.
O intuito é arrecadar registros de tempos atrás que fizeram a história de Araranguá: que retrataram pessoas, lugares e épocas que podem ser compartilhados por diversas pessoas.
O Arquivo Histórico Municipal possui atualmente em seu acervo mais de duas mil fotos, quatro mil documentos individuais (correspondências, projetos, leis, decretos, entre outros), e 400 livros de registros variados, documentos estes que contam boa parte da história do município.
O Objetivo da campanha do Arquivo Histórico é aumentar principalmente o número de fotos em seu acervo, já que são as mais procuradas pelos visitantes e pesquisadores.
A primeira foto conseqüente da campanha foi doada ao departamento de Cultura nesta quinta – feira. Após saber da iniciativa, Zanete Marcos resolveu contribuir com a doação de uma foto registrada há 51 anos atrás em uma plantação de milho. “ É muito importante poder contribuir para a preservação da história do município.Sei que a foto ficará muito bem guardada,além de estar ajudando para o aumento do acervo e pesquisas escolares”, relata Zanete.
Segundo o coordenador do Arquivo Histórico Municipal o historiador Daniel Vieira, doar fotos ao arquivo é garantir que elas sejam preservadas, já que muitas, com o passar do tempo se perdem ou acabam sendo danificadas. “Estando no Arquivo elas estarão protegidas e a disposição de todos”, acrescenta.
As pessoas que possuem guardadas em casa fotos antigas, ou outro tipo de documentos e queiram doar, é só ir até o Centro Cultural, Praça Hercílio Luz.
Quem tiver guardadas fotos digitalizadas também podem fazer sua doação através do e-mail: arquivohistorico@ararangua.sc.gov.br, embora o foco da campanha seja a doação de fotos reveladas em papel.
Dúvidas: (48)39031881

Nenhum comentário:

Postar um comentário