quarta-feira, 25 de abril de 2012

PARCERIA COM A UFSC - CAMPUS ARARANGUÁ PRETENDE DIGITALIZAR ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DE ARARANGUÁ

PROJETO CULTURA



Há alguns dias as acadêmicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Gabrielli Veloso (4ª fase), Gisele Martins (4ª fase) e Mariana dos Reis (5ª fase), sob orientação do professor Paulo Cesar Leite Esteves, estão trabalhando num Projeto Bolsa Cultura no Arquivo Histórico de Araranguá, o projeto consiste em digitalizar e reorganizar o acervo do arquivo, aliando as Tecnologias da Informação e Comunicação, curso do qual são alunas, a História e Cultura de Araranguá.

A primeira fase do projeto é a digitalização das fotos do arquivo, recuperação digital e reorganização, tudo isso para futuramente disponibilizá-las em um site, dando maior acesso e divulgação as mesmas. Segundo Daniel Vieira coordenador do Arquivo Histórico, atualmente as fotos já estão disponíveis para quem as procura no Centro Cultural basta levar um pendrive ou CD, mas a idéia é que futuramente, o pesquisador, de casa possa ter acesso as fotos via internet.

As acadêmicas encontram-se empolgadas com o projeto e conhecendo um pouco mais da História de Araranguá. A acadêmica Gisele já encontrou amigos e até o avô nas fotos.  --- Fiquei bastante surpresa com o acervo e ainda mais por rever pessoas e eventos que fazem parte da minha história, acrescenta Gisele. Já Gabrielli diz que a inteiração entre a História e as Tecnologias da Informação é interessantíssima. - Nunca pensei que daria tão certo e que eu e minhas colegas estaríamos trabalhando dentro de um arquivo histórico, disse Gabrielli.

A expectativa é que até novembro, data final do projeto, o acervo fotográfico esteja totalmente digitalizado, indexado e assim disponível digitalmente para os pesquisadores e toda a população.

O Arquivo Histórico de Araranguá, está aberto diariamente, de segunda a sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h30às 18h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário