quarta-feira, 23 de maio de 2012

MOMENTO HISTÓRICO PARA OS ESCRITORES ARARANGUAENSES



Escritores araranguaenses compuseram neste dia 22 de maio a primeira diretoria da Academia de Letras Araranguaense. Assembleia presidida pelo Diretor do Departamento de Cultura de Araranguá, Jair Anastácio, e pelos funcionários Daniel Vieira e Jonas Soares contou com a participação de 14 escritores de Araranguá.
Trabalhos para criação da entidade vem sendo realizados desde janeiro do presente ano, reunimos escritores e escritoras de Araranguá em diversos momentos onde foram decididas democraticamente a sigla da entidade, estatuto e demais procedimentos para oficialização da mesma. Em reunião, realizada dia 07 de março, presentes compuseram a comissão eleitoral e deixaram sob responsabilidade do Departamento de Cultura os trâmites legais e encaminhamentos para eleição.
A Assembléia iniciou com o debate referente a aprovação do estatuto, onde o mesmo, após considerações, por foi aprovado por unanimidade. No processo eleitoral, não foram compostas chapas, a nominata dos cargos foi apresentada por consenso. Para presidente, a primeira indicação foi o escritor João da Silva que sugerindo nomes de escritores mais jovens recusou a indicação. Os segundo nome foi da escritora Léia Batista que alegando motivos profissionais também não aceitou. Por fim o nome do historiador e escritor Alexandre Rocha.
A Direção Efetiva foi composta por presidente: Alexandre Rocha, vice – presidente: Léia Batista, Secretário: Clóvis Fantin, Tesoureiro: Nilton Matos. No conselho fiscal, presidente: Rafael Reinehr, Secretário: Osmar Nunes, Membro Efetivo: Micheline Vargas Rocha e Suplente: João Alberto Plucênio.
 Segundo, Jair Anastácio, a criação da Academia será um marco na Cultura de Araranguá. Reunir em torno de uma mesa vários escritores, cada um com seu estilo, significa enriquecer cada vez mais o campo literário no nosso município, além disso, a academia será mais uma forte aliada no estímulo ao surgimento de novas obras que venham a registrar a identidade e memória da nossa cidade. Prezamos, desde a primeira reunião, pela democracia, agora eleita e empossada a primeira diretoria, posso afirmar que o sentimento é de dever cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário